email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

sábado, 25 de junho de 2011

Informativa Doação Órgãos


INFORMATIVA DOAÇÃO ÓRGÃOS

Fonte: Agência Brasil

Brasília – Mais de 3 mil pernambucanos integram atualmente uma lista de espera para a realização de transplantes. Por essa razão, a partir de hoje (16/5/2011), a Secretaria de Saúde do estado promove uma campanha de incentivo à doação de órgãos, com foco nos profissionais de saúde.

O objetivo é sensibilizar médicos e enfermeiros sobre o papel de cada um no processo. De acordo com a secretaria, os profissionais têm importância fundamental no diagnóstico de morte encefálica, nos cuidados com o potencia doador e no acolhimento de parentes.

Para se tronar doador, a pessoa deve comunicar essa vontade à família, já que a legislação brasileira prevê que a doação seja consentida por um familiar de até 2º grau. A secretaria de saúde ressaltou que a principal dificuldade para o aumento do número de doadores é exatamente o baixo nível de informação sobre o assunto.

Desde 1994, quando foi criada a Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE), foram realizados 8.749 transplantes no estado. Em relação à lista de espera, entretanto, o número ainda é insuficiente. A espera por um rim é a mais extensa – 1.600 pessoas aguardam por um transplante no estado. Já os pacientes que precisam de um fígado, 164 no total, são os que mais preocupam, em razão da gravidade do quadro de saúde. Há ainda 1.300 pessoas que precisam de doação de córnea e oito na fila por um coração.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Doação de Órgãos

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Doador  


Este trabalho visa esclarecer a sociedade sobre a Doação de Órgãos.

Doar órgãos é um gesto de amor.
"Amor – É o gesto que dá não o grito que pede".


Palavras de Jesus: Ama ao teu próximo como a ti mesmo – ou seja: Faz ao outro aquilo que queres que te façam.

Reflita: “Se fosse você, seu filho, sua mãe que precisasse de um órgão para continuar a viver, você gostaria que alguém lhe doasse o órgão salvador”?
Pense nisso!
 Jane Maria


A Importância da Doação de Órgãos
Para compreendermos a importância da doação de órgãos nada melhor do que saber a opinião de quem já se envolveu num processo de doação:

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Submundo das Drogas - Drogas e Responsabilidade

Diante de todas as evidências precisamos assumir outra posição diante do consumo de drogas. São nossos filhos, netos, irmãos, sobrinhos, que enveredam para esta viagem sem volta.

Essa semana tive oportunidade de conversar com uma senhora (eu não a conhecia) que falava do seu filho de apenas 17 anos envolvido no mundo das drogas. Maconha, crack, cocaína, qualquer uma que lhe chegue ás mãos, é por ele consumida. Ela dizia fazer tudo pelo filho: boa alimentação, zelar pela saúde, do mesmo, e se preocupa em atender a toda solicitação monetária, para que ele não se envolvesse em roubos (o que já fez e ela conseguiu tira-lo da cadeia). Infelizmente esta mãe, no auge do seu “zelo” pelo filho, o auxilia na permanência do vício. E eu disse-lhe exatamente isto. O problema maior é que ele não quer deixar o vício, o que dificulta mais ainda um tratamento. Ela com lágrimas nos olhos disse apenas que orava muito e tinha fé em Jesus que ele iria sair dessa. Procurei confortá-la mostrando-lhe a necessidade de diálogo com esse jovem, estimulá-lo na busca de um tratamento, e orar a Jesus sim, a prece é sempre um grande antídoto para as nossas dores, mas que temos o livre arbítrio, e que colhemos aquilo que plantamos, e isso também compete a esse jovem. Que buscasse na fé a força para enfrentar esse anticristo que é a droga, mas a trajetória terá que ser feita pelo jovem, a ela cabe o apoio repleto de amor.

Como esta mãe, muitas caminham num vale de lágrimas, esperançosas de um “milagre”, e se acomodam a uma situação por falta de quem as auxiliem até mesmo com orientações, dos caminhos a seguir nessa estrada tão dolorosa. Quantas vêem o esperado “milagre” transformado num corpo perfurado de balas numa esquina qualquer... 

Que Deus fortaleça esses corações para que tenham a força necessária de superar tão difícil prova, e que cada um de faça a sua parte no auxílio a cada jovem (cuidando pelo menos do seu) dando amor, assistência, carinho, mantendo diálogo aberto, cuidando do seu filho, para que o traficante não o adote.

Paz!

Jane Maria.

 TELEFONE PARA DENÚNCIA DO TRÁFICO DE DROGAS
A policia militar atende no tel. 190, que no Brasil é universal para todos os serviços de emergência e policiais. Porém alguns estados possuem o Disque denuncia, onde você pode fazer qualquer denuncia, informando locais, nomes, horários e que tipo de crime é praticado ali; e não precisa se identificar, apenas relatar a denuncia. Caso sua cidade não disponha desse serviço a denuncia deve ser feita diretamente no tel. 190 (e você dirá que quer fazer uma denuncia e não quer se identificar), é interessante que se for fazer a denuncia ao 190, você utilize um celular privado ou orelhão, tendo em vista que a maioria destes telefones 190 tem bina (para prevenção de trotes).
De qualquer forma sua identidade será preservada e você poderá fazer a denuncia com toda segurança, sem precisar se deslocar até a delegacia.

Drogas e responsabilidade

O primeiro fator chama-se educação. É o fator mais importante e o mais ignorado. Não se trata daquele blá blá bla todo em torno das terríveis conseqüências do uso das drogas ou dos perigos químicos das mesmas. Trata-se simplesmente da educação baseada na idéia de responsabilidade.