email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem Natal


Que consigamos fazer do Natal de Jesus uma festa diária, cotidiana, onde tenhamos sempre algo de bom para oferecer a quem nos cerque, trazendo necessidades materiais ou espirituais, de nós esperando uma mensagem  feliz em nome Daquele que foi, que é e que sempre será a Grande Luz das nossas vidas.
E que Jesus nasça em nossos corações.


- Onde e quando nasceu Jesus?

I – Perguntemos para Maria de Magdala: Onde e quando nasceu Jesus? E ela nos responderá:

-  Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual, até então jamais sonhara.

II –Perguntemos a Pedro: Quando se deu o nascimento de Jesus? E ele nos responderá:

-  Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou pela 3ª vez, no momento em que eu o havia negado. Foi neste instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.
III – Perguntemos a João – o evangelista o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus? E ele nos responderá:
-  Jesus nasceu no dia em que meu entendimento, iluminado pela sua divina graça me fez saber que Deus é amor.
IV –Perguntemos a Thomé o discípulo incrédulo, onde e quando nasceu Jesus? E ele nos responderá:
- Jesus nasceu em Jerusalém, naquele dia memorável e inesquecível em que Ele nos pediu para  tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus.

Só então compreendi o sentido de suas palavras: - EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.
V -Perguntemos a Dimas - o bom ladrão, quando se deu o nascimento de Jesus? E ele nos responderá:
-  Jesus nasceu no topo do calvário, precisamente quando a cegueira e a maldade humana pensavam aniquilá-la para sempre. Naquele instante Ele me dirigiu um olhar cheio de ternura e piedade, que me fez esquecer todas as misérias deste mundo e perceber as maravilhas do céu...
VI Perguntemos a Francisco de Assis, o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus? E ele responderá:
- Ele nasceu no dia em que na Praça de Assis, entreguei minha bolsa, minhas roupas e até mesmo meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente Ele é a fonte de inesgotável de amor.

VIIPerguntemos a Paulo de Tarso: Quando se deu o nascimento de Jesus? E ele nos responderá:
- Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a sua figura nobre e serena que me perguntava: __ Saulo, Saulo porque me persegues? E na cegueira, passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse: __ Senhor, o que queres que eu  faça?
VIII Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus? E ela nos responderá:
- Jesus nasceu no dia em que amarrada ao poste no circo de Roma, eu ouvia o povo gritar: __  Negue! Negue! E o soldado com a tocha acesa dizendo: __ Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a  morrer? Foi neste instante que sentindo o fogo subir pelo meu corpo pude com toda clareza e sinceridade dizer: __ Não me ensinou apenas isto, Jesus me ensinou também a amá-lo.
IXPerguntemos a mulher de Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus? E ela nos responderá:
- Jesus nasceu junto a fonte de Jacob na tarde em que pediu-me de beber e me disse: __ Mulher eu posso te dar da água que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas.
Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: __ Senhor, dá-me desta água!
X Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus? E ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que chegando ao rio Jordão pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice do teu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do alto: __ Este é o meu filho amado, no qual pus a minha complacência! E compreendi que chagara o momento Dele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.
XI – Perguntemos a mulher pecadora onde quando Jesus nasceu? E ela nos responderá:
- Jesus nasceu na praça pública de Cafarnaum quando colocada na sua frente Ele olhava para  multidão que reclamava o meu apedrejamento serenamente falou”__ Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra. Passado algum tempo, tomou as minhas mãos, levantou-me do chão e perguntou: __ Mulher, onde estão os teus juízes? Ninguém te condenou? Também eu não te condeno.
Vai e  não peques mais. Sai dali experimentando uma sensação nova no meu espírito que transformou a minha vida.
XII – Perguntemos a Bezerra de Menezes o que ele sabe do nascimento de Jesus? E ele nos responderá:
- Jesus nasceu no dia em que descia as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproxima dizendo: __ Vim devolver-lhe o abraço que me destes em nome da Mãe Santíssima, porque renovei a minha fé e a confiança em Deus. Foi naquele instante que entendi a Sua misericórdia e o  Seu imenso amor pelas criaturas.
XIIIPerguntemos a Lazaro onde e quando nasceu Jesus? Ele nos responderá:
- Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: __ Lázaro, Levanta e venha para fora. Neste momento compreendi finalmente que Ele era a Ressurreição e a vida.
XIV – Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus? E ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante que eu assistia seu julgamento e condenação e as 30 moedas que recebera em pagamento por te-lo entregue aos juízes, queimavam em minhas mãos. Ao devolvê-las para os sacerdotes compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos e era verdadeiramente o Messias.
XV Perguntemos finalmente a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus? E ela nos responderá:
- Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez, que senti cumprir-se a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.
XVI –  Agora pensemos um pouquinho: E para nós, quando e onde nasceu Jesus?
XVII - Pensemos mais um pouquinho; E se descobríssemos que ele ainda não nasceu?

XVII - Então, procuremos urgentemente fazer com que Ele nasça num dia destes, porque quando isto acontecer teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a luz. 
Texto atribuído a Chico Xavier, com base no capítulo "Cristo Nasceu? Onde? Quando?", do livro Em Torno do Mestre, de Vinícius, ed. FEB.