email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Saudade!...


Reflexo de mim!...

Saudade!...
Define, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações.
Hoje, particularmente, estou saudosa. Parei para tentar decifrar esse sentimento que invade o meu coração, e começa a se expandir, a delimitar a minha vontade, passando a ser dominadora. Procurei observa-la com o olhar mais acurado, mas... como é dificil traduzir um sentimento.
Deixou-me, silenciosa, pensativa, melancólica... não gosto desta condição em que fico a mercê de um sentimento que teima em se impor á minha vontade... São lembranças de momentos que se foram e que jamais voltarão! Saudades... definindo que foram momentos felizes, que enraizaram em minh’alma e que hoje, de certa forma se traduz como sofrimento, que me traz lágrimas aos olhos.
Gostaria de reviver aqueles momentos de riso solto, olhar brilhante, cheia de entusiasmo e energia, em que eu me sentia feliz como uma águia dominando o espaço, com suas grandes e poderosas asas,cortando os ares, e do azul infinito vislumbrava com olhos aguçados uma extensa área que era toda sua, e significava Felicidade!...
Mas, como tudo no mundo passa, isso também passou, e a águia dominadora pousou, fechou suas asas e limitou seu campo de visão, recolhendo-se a um  pequeno mundo só seu. Não mais ousou abrir suas longas asas para alçar novos vôos, fincou suas garras na terra, como a árvore que se prende ao solo.
 Saudade, é como uma raiz profunda que quando menos se espera surge como um pequeno broto da planta vicejando, como a impor-se para o retorno a vida, á luz do sol. ( Consegui traduzí-la assim!...)
Que bom seria se fosse real, mas... é apenas saudade, que machuca pela ausência de tantas coisas boas sentidas e vividas, mas que agora neste momento presente, apenas machuca, por  me mostrar que sou simplesmente humana, apenas uma mulher, que vive, pensa, sonha, sofre, ama, como tantas outras, e que a terra é o meu limite, enquanto eu permanecer recordando um passado que foi, bom, mas que é apenas passado. O meu futuro só Deus o sabe, preciso construí-lo no momento presente,buscando no meu mundo interior, forças renovadas, para que essa águia possa novamente alçar vôo e divisar no infinito azul novos horiontes, onde haja uma felicidade verdadeira, e não apenas “momentos felizes” que passam e deixam esse lamento de perda chamado “Saudade”.
Paz!

Jane Maria