email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Semana Nacional do Doador de Órgãos


1,8 mil aguardam rim; 1,3 mil,córneas; 169, fígado; e nove, coração

Em homenagem ao Dia Nacional de Doador de Órgãos, comemorado hoje, a Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou ontem o I Encontro de Incentivo à Doação de Órgãos de Pernambuco. O evento, que faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos, foi realizado no auditório do Hospital da Restauração, e reuniu estudantes e profissionais da área de saúde.
O objetivo da iniciativa foi promover uma conscientização, e como conseqüência, diminuir o número de pacientes da fila de espera. De acordo com dados da SES, atualmente, esse número corresponde a mais de 3,3 mil pacientes. Desses, 1,8 mil pessoas precisam de um rim; quase 1,3 mil esperam por córneas; 169 por um fígado; e nove necessitam de transplante de coração.
Somente até o mês de agosto de 2011 foram registrados, no Estado, 678 transplantes. Isso corresponde a um aumento de 12% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 595 cirurgias. Para a coordenadora da Central de Transplantes, Zilda Cavalcanti, embora ainda haja grande quantidade de pessoas na espera, o resultado é positivo.