email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo


Tabagista precisa realizar diversas tentativas até conseguir largar cigarro
Parar de fumar não é fácil. Antes de uma pessoa conseguir entrar para o clube dos não fumantes, ela terá de realizar, em média, três ou quatro tentativas, de acordo com a coordenadora do município de São Paulo do Programa Nacional de Controle do Tabaco, Darlene Dias da Silva Pinto.
O tabagista precisa estar preparado para o fracasso, porque o índice é grande.
Segundo Darlene, os maiores núcleos de resistência são os muitos jovens, com menos de 40 anos, e os muito idosos, com mais de 65.
- Mas, mesmo tendo fracasso, é preciso tentar de novo.
De acordo com Sabrina Presman, coordenadora dos Programas de Controle do Tabagismo da cidade do Rio, o tabagista precisa acreditar que é possível mudar.
Parar de fumar exige muita motivação e esforço. Se ele consegue parar de fumar, ele poder acreditar em outras mudanças.
Existem muitas informações para convencer um fumante a abandonar o vício. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, no mundo, o cigarro é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. Quase 5 milhões de pessoas perdem a vida por ano em razão do tabagismo – cerca de 10 mil por dia.