email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Imip Voluntário

Hoje, 13 de setembro, o Voluntariado do IMIP comemora seus 12 anos de atuação em prol da humanização do atendimento. Para celebrar a data foram programadas diversas atividades para o período da tarde. As festividades começam às 14 horas com uma solenidade de entrega de bottons aos voluntários que se destacaram no último ano, no Espaço Ciência e Cultura. Às 15 horas, haverá um Louvor na Capela do IMIP e, em seguida, o descerramento da placa comemorativa, no restaurante Dom.
Idealizado pelo fundador do IMIP, Prof. Fernando Figueira, o voluntariado do IMIP iniciou suas atividades no dia 13 de setembro de 1999. O grupo recebeu o nome Voluntariado Dom Helder Câmara por ter sido criado no ano da morte do arcebispo. No entanto, os voluntários passaram a ser também conhecidos como os “Anjos Dourados”, expressão carinhosa utilizada até hoje, que faz alusão a cor amarela das batas utilizadas pelos integrantes do grupo.

Inicialmente, o trabalho voluntário era direcionado para 18 setores, que abraçaram a idéia de contar com a cooperação desses novos parceiros, com o intuito de humanizar o atendimento e ajudar os pacientes do IMIP. Hoje, os “Anjos Dourados” atuam em 32 setores e 21 subsetores do IMIP, sempre buscando ajudar e prestar um bom atendimento aos pacientes e seus familiares.

APÔIO IMIP

Triagem de pacientes para tratamento antifumo no IMIP tem uma ampla cobertura na imprensa.

Na última sexta-feira (09), o IMIP realizou uma triagem com pacientes fumantes para participar de um estudo multicêntrico. A ação teve ampla cobertura da imprensa pernambucana, que contribuiu para o sucesso do estudo, cujo objetivo foi disponibilizar tratamento para 100 pacientes com interesse em parar de fumar.
Os participantes que se enquadrarem no estudo, fruto de uma parceria entre o setor de psicologia do IMIP e Hospital do Coração de São Paulo, serão acompanhados por uma equipe que envolve psicólogos e médicos, incluindo também a medicação. O tratamento é gratuito e terá duração de um ano. Trata-se de um estudo que oferece benefícios a toda a população, aqui incluídos também os fumantes passivos (adultos, idosos e crianças), pois mesmo sem fumar diretamente, são afetados pela fumaça produzida pelas outras pessoas e também podem adoecer.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. No Brasil, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes/ano (23 pessoas/hora). O fumo é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal.