email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PARANÁ ZERA FILA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Mensagem O Cego Na Calçada 

 Era uma vez um cego sentado na calçada. Essa calçada não era uma calçada qualquer.
Era em Paris!
Aos pés dele havia um boné vazio e uma tabuleta onde estava escrito:
“Por favor, ajude-me, sou cego”.
Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio.
Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Agora, o seu boné estava cheio de notas e moedas.
 O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem re- escreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali.
O publicitário respondeu:
“nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras”.

Sorriu e continuou seu caminho.
O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia:
“É primavera em Paris, mas eu não posso vê-la”.

Moral da história:

Mudar a estratégia quando nada nos acontece pode trazer novas perspectivas.
É preciso saber qual a forma certa de nos comunicarmos... Em vez de simplesmente falar, que tal escolher a melhor mensagem, aquela que vai tocar ao coração?


(Desconheço o autor)
... Que tal mudarmos ainda mais a estratégia? Não mudaremos palavras, mas a oportunidade: as córneas de alguém que não vê, ou será que o nosso egoísmo é tão grande que preferimos enterrar conosco algo que não mais necessitamos, a doar a quem precisa? E se fossemos nós?  Se fosse o nosso filho querido que vamos ver crescer, caminhando uma vida inteira na escuridão, sem poder ver a luz, conhecer o azul do céu, admirar o brilho das estrelas, o desabrochar de uma flor, ver o seu rosto e o dele próprio. Nós gostaríamos, tenho a certeza, que alguém tivesse para conosco ou com o nosso filho, esse gesto de amor. Pense nisso!
Doe amor, doe vida!
Paz!
Jane Maria

PARANÁ ZERA FILA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA
Lente mais importante do olho, a córnea, possui aproximadamente 43 medidas  de convergência e faz parte da camada mais externa do globo ocular. É totalmente transparente, situando-se à frente da Iris – o colorido do olho. Assim, como um vidro de relógio, nos permite por sua transparência que vejamos o mostruário. 
É fácil de entender que a forma e a transparência corneanas são muito importantes para uma boa visão. Mas, várias doenças podem causar danos á visão, prejudicando a córnea, que, muitas vezes, só serão corrigidas com um transplante. A fila dos transplantes de córnea em Curitiba está zerada. Com isso termina o drama para centenas de pessoas que, até recentemente, aguardavam entre seis e oito meses para conseguirem uma doação. Em boa parte do país 26 mil pessoas aguardam um transplante para voltarem a enxergar e, com isso, retomar a qualidade de vida.  
O “zeramento” das filas na capital foi resultado de uma série de mediadas propostas ao governo do Paraná a partir de reuniões audiência pública convocada pela comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Paraná em conjunto com os bancos de olhos do Estado do Paraná. 
 Após o óbito  Como resultado das reivindicações, a Central de transplantes deixou de limitar a idade do potencial doador (resolução apenas vigente no Paraná), investiu em campanhas educativas, adotou outros mecanismos facilitadores desde a captação até a realização do transplante.   
 Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diferente do que ocorre na captação de tecidos vascularizados, como rim, coração e pulmão, para que se efetue a doação de córnea não é preciso que o doador tenha sofrido morte cerebral. “O tecido pode ser captado ate seis horas após o óbito, por qualquer que tenha sido a causa”, explica o especialista. Além disso, qualquer pessoa pode doar, desde crianças até quem tem mais de 70 anos. 
Desafios:
Dados da Central de Transplantes comprovam que o Paraná apresentava dificuldades para aumentar o número de transplantes de córneas. Em 2008, o número baixou para 947; em 2010, para 832. Também o número de captadores de córnea no período diminuiu contribuindo para elevar ainda mais a espera na fila pelo transplante.  
 Os dados principais de 2011, por outro lado, são otimistas. Até o começo de julho, quando o governo começou a tomar as medidas propostas pelos bancos de olhos, aumentou em mais de 20% o número de transplantes de córneas no estado – índice que Caputo Neto considerou histórico desde a criação da Central de Transplantes, em 1995.  Para acabar de vez com o problema das filas, representantes dos bancos de olhos acreditam que outros importantes desafios devem ser vencidos.
A conscientização dos familiares do potencial doador é um deles. A recusa dos parentes em consentir com a doação ainda é elevada, por desinformação, que gera preconceito. Os servidores do Instituto Médico Legal de Curitiba auxiliam na conscientização dos familiares quanto à doação de córneas, o que contribui na decisão dos familiares dos doadores.
SAIBA TUDO SOBRE DOAÇÃO 
O que é córnea? 
A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho (de forma grosseira, podemos compará-la ao vidro de um relógio ou uma lente de contato). Se a córnea se opacifica (embaça) por enfermidades hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas, enfermidades congênitas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou até perder a visão. 
O que é transplante de córnea? 
 Os transplantes permitem que pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão. Durante um transplante de córnea, o botão (ou disco) central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por botão central de uma córnea saudável. O índice de sucesso da cirurgia é superior a 90% dos casos. 
Quais as indicações para o transplante?
A principal indicação para o transplante é o ceratocone. (Ceratocone é uma doença não-inflamatória degenerativa do olho na qual as mudanças estruturais nas fibras do colágeno da córnea a tornam mais fina e a modificam para um formato mais cônico (ectasia) que a sua curva gradual normal)  O procedimento  é indicado também para o tratamento de córneas opacas (que impedem a entrada de luz) e distrofias corneanas, além de alguns casos de doenças da esclerótica (banco de olhos).
 Qualquer hospital pode fazer um transplante? 
Não. Hospital, assim como médicos, devem ser cadastrados no Sistema Nacional de transplantes do Estado ao qual pertencem. Somente  esses profissionais e essas unidades garantem procedimentos de forma ética, segura, em acordo com leis e normas éticas internacionais.
O olho como um todo pode ser transplantado?
 Não. Somente alguns tecidos oculares podem ser utilizados com fins terapêuticos, como a córnea e a esclera e células tronco da córnea.
Existe alguma doença ocular que impeça a doação?
Qualquer pessoa pode se oferecer para doar suas córneas, independente da idade, de usar óculos ou lentes de contato ou de ter miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata ou mesmo glaucoma. O mais importante é que os familiares do doador sempre sejam consultados a autorizar a doação. Por este motivo, caso você deseje doar suas córneas, comunique isto à sua família para que ela saiba de sua vontade. 
A doação deforma a córnea?
Os tecidos oculares são retirados de acordo com técnica cirúrgica que não deixa vestígios. A doação não modifica a aparência do doador. Portanto a doação não deforma a córnea.
O que é uma fila de espera e quantas pessoas estão hoje nesta fila?
A lista de espera é uma fila única. Ela tem o objetivo de promover acesso ao transplante de forma igualitária, indiscriminada. Infelizmente, hoje mais de 26 mil brasileiros  vivem o drama das filas, enquanto aguardam por um gesto de solidariedade de um doador.
Fonte: site Paraná online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário