email: janemaria2006@yahoo.com.br







Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.



(Miguel Unamuno)







Jesus, Mestre e Amigo Ensina-nos a AMAR!...

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Valores Humanos

  
Recebi um email  que, circulando pela internet, tinha como tema: “Carta Aberta ao Didi, (do Projeto Criança Esperança” e se referia a solicitação de doações para o referido evento.  A missiva recriminava o projeto, e a cidadã alegava que tinha compromissos com seus próprios filhos, pagava seus impostos, e que esse era um problema relativo ao governo, que deveria assistir a sociedade carente em suas necessidades. 
Refletindo sobre os argumentos dessa senhora, entendi suas alegações e concordo com ela em termos. Realmente, o governo é o principal responsável pelo bem estar de todos; Os políticos que lá estão (Salientando que ainda temos políticos sérios) eleitos pelo povo e são muito bem pagos para realizarem o seu trabalho em prol da sociedade.
Lamentavelmente, a maioria desses políticos olha apenas para o próprio umbigo, visando apenas o próprio interesse, fechando os olhos ás necessidades mais prementes, como saúde e educação, alimentação, e a provisão da própria existência, através de trabalho digno, conforme a “Declaração Universal dos Direitos Humanos” que prevê:
...Direito a alimentação, moradia, seguridade social, educação, garantia dos direitos as minorias étnicas e raciais etc.
A nossa atitude é a de recriminar a atitude da cúpula governamental, como fez a referida senhora, mas, e nós? Será que também não temos esse procedimento (olhar para o próprio umbigo, pensando unicamente em nós mesmos e em nossa família) tal qual esses políticos? Sabemos que é o dever deles, mas é também nosso! Onde fica a solidariedade para com o nosso próximo? Se nós vemos alguém passando fome, é justificável que se negue o alimento a quem tem fome, porque o dever de alimentar aquela criatura sem recursos é do governo? E se fossemos nós que estivéssemos passando por alguma privação, não gostaríamos que uma mão amiga se estendesse para nos auxiliar naquela necessidade? Com certeza que sim!
Na verdade as pessoas que pensam como essa senhora, são tão egoístas e omissas como esses políticos descumpridores dos seus compromissos.
Louvável o gesto daquele que doa com amor um pouco do que possui, em benefício daquele que tem tão pouco ou nada têm!
Hoje estamos do lado de cá, com trabalho, saúde, educação; Mas  quando girar a roda da vida em  que posição estaremos? Quem sabe no lado inverso, mesmo na pessoa de um filho querido, ou um neto, bisneto, quem sabe?... Reflitamos nas palavras de Jesus: “Quando fizeres a qualquer destes pequeninos, é a Mim que o fazeis!
Paz!
Jane Maria
O que são valores humanos?
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e conseqüentemente do social.
A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade.
Para um profissional/homem conduzir com sucesso (que é um conceito relativo a cada um) a sua vida, tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e a sua trajetória por este mundo.
Os principais são: honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação e desapego) e amor.
*“Posteriormente, conversaremos sobre cada um desses valores individualmente”.
Ter as dimensões da saúde respeitadas e harmonizadas passa a ser o grande aliado dos valores humanos de cada um. Saúde mental, espiritual, emocional, físicas e financeiras equilibradas e integradas sem atropelo.
Quais são os 10 valores humanos universais?
1.   VERDADE.
Contam às lendas que a verdade foi enviada por Deus ao mundo em forma de um gigantesco espelho.
E quando o espelho estava chegando sobre a face da Terra quebrou-se, partiu-se em inumeráveis pedaços que se espalharam por todos os lados.
As pessoas sabiam que a verdade era o espelho, mas não sabiam que ele havia se partido.
E por essa razão, as que encontravam um dos pedaços acreditavam que tinha nas mãos a verdade absoluta, quando, na realidade, possuíam apenas uma pequena parcela.
E quem deterá a verdade absoluta?
A verdade absoluta só Deus a possui e vai revelando ao homem na medida em que este esteja apto para conhecê-la.
Assim é que os inventores, os cientistas, os pesquisadores, vão descobrindo a cada século novas verdades que se acumulam e fomentam o progresso da Humanidade.
É como se fossem juntando os pedaços do grande espelho e conseguissem abranger uma parte maior.
Assim, a verdade é conquistada, graças aos esforços dos homens e não numa revelação bombástica sem proveito para quem a recebe.
Ademais, depois que a verdade é descoberta, ninguém pode encarcerá-la, nem guardá-la só para si.
Quem experimenta o sabor da verdade não mais permanece o mesmo. Toda uma evolução nele se opera e uma transformação radical e libertadora é inevitável.
Por vezes, a nossa cegueira não nos deixa vê-la, mas ela está em toda parte, latente, dentro e fora do mundo e é, muitas vezes, confundida com a ilusão.
Retida na consciência humana, é, a princípio, uma chispa que as forças do autoconhecimento e do auto-aperfeiçoamento transformarão em uma estrela fulgurante.
A verdade emancipa a alma e a completa. Infinita, vitaliza o microcosmo e expande-se nas galáxias.
Vibra na molécula, agiganta-se no espaço ilimitado, e encontra-se ao alcance de todos.
É perene e existe desde todos os tempos e sobreviverá ao fim das eras.
A verdade é Deus. E para penetrá-la faz-se necessário diluir-se em amor como os grãos de açúcar em um cálice de água em movimento.
Só agora podemos compreender o motivo pelo qual Jesus calou-Se quando Pilatos lhe perguntou: O que é a verdade?
*********************************
A verdade é luz que se expande.
Aquece sem queimar e vivifica sem produzir cansaço.
A meditação facilita-lhe o contato, a oração aproxima o homem da sua matriz e a caridade propicia a vivência com ela.
A humildade abre a porta para que adentre no coração do homem e a fé facilita-lhe a hospedagem nos sentimentos.
Pelo Espírito Eros, psicografia de Divaldo Pereira Franco,
Aspecto intelectual.
A verdade é o principio básico que está por trás de todas as formas de vida. Ela dirige a conduta do ser humano autentico e o ajuda a superar seus temores. É o que dá significado e dignidade à vida.
A verdade é um valor humano, porque o homem, mesmo conhecendo-a, dentro da relatividade de sua mente e, emitindo julgamentos variáveis sobre as coisas, pode fazer dela a motivação para a busca do divino.
A verdade absoluta é Deus.
Sub-valores ou valores relativos:
Otimismo, Discernimento, Atenção, Reflexão, Honestidade,  Exatidão,Coerência,  Justiça, Lealdade, Liderança,  Humildade
2.   AÇÃO CORRETA
Sub-valores ou valores relativos:
O dever Honradez, Responsabilidade, Respeito, Simplicidade, Amabilidade, Bondade, Disciplina, Limpeza, Ordem, Coragem, Integridade, Dignidade, Prudência e Serviço ao próximo.
3. AMOR. Aspecto psíquico.
O amor é a energia de criação e coesão, transformação e manutenção da vida. É a força que abastece a psique, a alma. Essa plenitude é o alimento que nutre a mente e se reflete no pensamento, palavras, ações e habito.
O exercício do amor é que revela o ser profundo, sagrado, transcendental e sublime.
Quando o ser humano consegue transpor a auto-preservação, o sentido de posse, vencer os limites das preferências e aversões, realiza a divindade na condição humana.
Como valor absoluto, é a manifestação de Deus.
Sub-valores ou valores relativos:
Dedicação, Amizade, Generosidade, Devoção, Gratidão, Caridade, Perdão, Compaixão, Compreensão, Simpatia, Igualdade, Alegria, Espírito de Sacrifício e renuncia.
4. PAZ. - Aspecto mental.
A paz é o alicerce da felicidade do homem. Ela advém da eliminação da desordem interior criada pelos estímulos dos sentidos, emoções e pela formação sucessiva e não seletiva de pensamentos e desejos.
A mente pode ser a principal aliada na construção da paz interior, mas também o mais sério obstáculo a ser transposto. Disciplinada, é o ponto de equilíbrio entre a personalidade e o espírito. Desorientada, fonte de inquietações, pensamentos inúteis e desgastantes que corroem a paz interior.
Na paz é que se processam as transformações da personalidade.
Enquanto valor absoluto é a bem-aventurança divina.
Sub-valores ou valores relativos:
Silêncio interior, Calma, Contentamento, Tranqüilidade, Paciência, Autocontrole, Auto-estima, Autoconfiança, Auto-aceitação, Tolerância, Concentração e Desprendimento.
5. NÃO VIOLÊNCIA. - Aspecto espiritual.
A não-violência é o reflexo da vitória do espírito sobre a natureza animal instintiva. Respeitar a si mesmo, todos os seres, coisas e leis naturais, com humildade, amor e cooperação, é vivenciar a não-violência.
A vida se nutre da vida, mas o ser humano pode subsistir sem causar danos desnecessários às demais formas de vida.
Pela não-violência revela-se o que existe de melhor no humano. É a característica dos fortes e mansos de coração.
É um valor absoluto porque é a meta da realização humana.
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário