Assisti a um video sobre a Paixão de Cristo e senti a importância da mensagem que ele nos traz, e comecei a refletir sobre o mesmo. Vejamos:
Quantos de nós paramos para refletir a mensagem que este "momento" nos traz?
Qual o verdadeiro sentido do suplício de Jesus? Qual a mensagem que Ele veio nos trazer ao passar por tamanho martírio, já que sua vida foi pautada em ensinamentos, não só pelas palavras, mas principalmente em exemplos práticos, e não seria sem um propósito embasado de muito Amor.
Quantas vezes refletimos acerca de cada "encenação da paixão" como, por exemplo: A traição de Judas, a oração no Horto das Oliveiras, a tentação de Satanás, a invigilância dos discípulos, a apresentação de Jesus por Judas aos soldados com um beijo na face, a negação de Pedro, o abandono dos discípulos, o suicídio de Judas, todo o suplício infringido com as chibatadas e coroação com espinhos, o julgamento no pretório, o lavar as mãos pelo Pôncio Pilatos, a troca da liberdade de Jesus por Barrabás, a via crucis, as quedas durante o trajeto até o Gólgota (onde se dava a crucificação) a presença de Verônica com alva toalha enxugando-lhe a face molhada de sangue, suor e lágrimas, o auxílio de Simão Sirineu carregando a cruz; O ser crucificado com cravos nas mãos e nos pés, quando o habitual era amarrá-los com cordas; O ser crucificado entre dois ladrões? O entregar sua mãe (mãe, eis ai o teu filho; Filho, eis ai a tua mãe) aos cuidados de João o único discípulo que o acompanhou até o final; Das palavras "Pai, porque me abandonaste!" e as suas últimas palavras a Deus: Pai perdoa, eles não sabem o que fazem!
Como podemos observar, temos muito a refletir em cada um desses momentos vividos. Cada situação Jesus nos ensina algo que precisamos buscar no nosso íntimo. Lembremos quando Ele disse: "Aquele que quiser ser digno de Mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me! Ele nos diz que cada um de nós tem a própria cruz, temos uma via crucis, teremos a traição, a negação, o abandono, o medo, mas que sempre teremos uma Verônica a nos consolar, e um Simão Sirineu a nos auxiliar nos momentos de maior dificuldade, que teremos quedas, mas precisamos levantar e caminhar. A cruz é nossa, e o exemplo é do Mestre, que veio nos ensinar, na pratica a humildade, a coragem, a força, a fé... Essa é a VIDA!
Jane Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário